Para escolher o protetor solar mais indicado deverá, previamente, conhecer o seu tipo de pele. Cada pessoa é mais ou menos sensível consoante as suas características físicas.
Pele pouco sensível
Olhos e cabelos escuros, cuja pele tem uma tonalidade morena. Bronzeia com relativa facilidade.
Pele de sensibilidade normal
Olhos e cabelos de tom escuro a médio e pele branca ou rosada que pode ter algumas sardas. Bronzeia progressivamente.
Olhos e cabelos claros e pele muito branca, ou branca com bastantes sardas. Escurece lentamente, mas queima com bastante facilidade.
Qualquer que seja o tipo de pele, devem ser tomadas as maiores preocupações. É recomendável utilizar, no mínimo, um protector solar com um índice 15.
Nos primeiros dias de sol, ou nos dias de sol mais intenso, o índice de protecção deverá ser sempre superior a 15.
Damos com exemplo alguns produtos específicos:
Waterproof – É um produto especialmente desenvolvido para pessoas que gostam de ir à água com frequência, ou que transpiram mais do que o normal. Embora seja mais resistente que os outros protectores, a água e a transpiração afectam o seu efeito. É assim, conveniente renová-lo cada vez que molhe o corpo.
Para o rosto – A pele do rosto é diferente da do resto do corpo, por isso, é aconselhável usar um produto solar especial.
Para os lábios – Como não têm melanima, os lábios ficam completamente desprotegidos do sol, o que resulta, muitas vezes, em queimaduras dolorosas. Evite esta situação aplicando um baton protector.
Para o cabelo – O cabelo também é sensível aos raios solares. Para que não seque em demasia ou queime, envolva-o num produto próprio ( com filtro solar ) em forma de spray ou óleo.
Resumindo, não se esqueça que escolher o protetor solar, não será como comprar uma camisa que goste… terá de ser o mais indicado para si.