Cuidar da Saúde

Espaço dedicado a ajudar as pessoas, com informação e dicas sobre diversas patologias, ajudando a evitar o aparecimento de algumas doenças.

sintomas-de-infeccao-de-urina
Doenças e Condições

Infecção urinária

A infecção urinária é um problema que afecta frequentemente uma parte significativa das populações nos mais diferentes contextos.

Este problema pode ser definido como uma infecção que afecte qualquer uma das partes que compõem o sistema urinário, mais especificamente a bexiga, rins e uretra.

A infecção em si é assim denominada, pois estamos perante a presença de microorganismos no sistema urinário, que provocam o desencadeamento de uma reacção do organismo humano.

Este tipo de problema pode ocorrer em indivíduos das mais diferentes idades e sexos.

Contudo, é mais comum ocorrer nos indivíduos do sexo feminino, devido a factores relacionados com a anatomia do próprio corpo.

Sendo que as infecções urinárias são causadas por microorganismos bacterianos, evitar este problema reside bastante em manter uma cuidada higiene.

Por outro lado, sempre que for necessário ir à casa de banho devemos tentar fazê-lo da forma mais célere possível, pois assim evitamos a acumulação de organismos infecciosos.

Infecção urinária

Alguns factores como a gravidez, diabetes, doenças neurológicas, doenças sexualmente transmissíveis e infecções ginecológicas, são factores que contribuem para o aumento de risco de uma infecção urinária.

Os sintomas passam por dores no acto de urinar, urinar várias vezes ao dia em pequenas quantidades, urina com uma coloração diferente (e cheiro, em algumas situações), e possivelmente presença de sangue na urina.

A nível de tratamento, poderá ser necessário recorrer-se ao consumo de antibióticos para controlar a infecção, embora na maioria dos casos não chegue a ser necessário que tal seja feito.

Como medidas preventivas pode-se mencionar o consumo significativo de líquidos, principalmente água, evitar reter a urina (como supracitado), utilização de protecção em relações sexuais, evitar o uso de antibióticos sem que sejam estritamente necessários, ter um especial cuidado com a higiene genital (principalmente nas mulheres), usar roupas que evitem a transpiração excessiva e evitar o uso de absorventes internos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!