Cuidar da Saúde

Espaço dedicado a ajudar as pessoas, com informação e dicas sobre diversas patologias, ajudando a evitar o aparecimento de algumas doenças.

O que é um Aquecimento Adequado?
Exercício Físico

O que é um Aquecimento Adequado?

Um aquecimento adequado é uma parte essencial do treino, pois prepara o seu corpo e a sua mente para a atividade física que vai realizar. Um bom aquecimento ajuda a prevenir lesões, aumentar o desempenho e melhorar a mobilidade articular.

Um aquecimento adequado deve durar de cinco a dez minutos e trabalhar todos os principais grupos musculares. Para melhores resultados, o ideal é começar devagar e aumentar o ritmo de forma progressiva. Muitas rotinas de aquecimento se concentram em exercícios aeróbicos – também conhecidos como cardios – e de amplitude de movimento, como polichinelos.

Existem dois tipos de rotina de aquecimento que você pode realizar, dependendo do seu objetivo e do tipo de exercício que vai fazer:

  • Aquecimento geral: inclui uma série de exercícios de baixa intensidade para preparar os músculos a adaptarem progressivamente o corpo a uma atividade física.
  • Aquecimento específico: são exercícios mais concretos e específicos do desporto que vai realizar depois e visam a adaptação correta dos grupos musculares que estarão mais envolvidos na atividade.

Alguns exemplos de exercícios de aquecimento que você pode fazer são:

  • Trotar suave: a melhor maneira de tonificar o seu corpo é começar com um trote suave a correr. Com apenas 5 a 10 minutos a um ritmo suave, adaptaremos o nosso coração e fluxo sanguíneo à atividade.
  • Libertação miofascial das costas: Utilizando um foam roller, podemos melhorar a função muscular, o desempenho e a amplitude articular. Para trabalharmos as nossas costas, deitamo-nos no chão com os joelhos fletidos e os braços cruzados sobre o peito ou atrás da nuca.
  • Mobilidade articular: Quando iniciamos o aquecimento, o líquido sinovial aquece e começa a lubrificar as articulações e a segregar enzimas que ajudam a queimar gordura, para trabalhar de um modo mais eficaz. Por este motivo, e para garantir que durante o treino não vão surgir lesões, o aquecimento de todas as articulações é fundamental.
  • Alongamentos dinâmicos: São alongamentos que envolvem movimentos suaves e contínuos, sem ficar parado numa posição por muito tempo. Eles ajudam a aumentar a flexibilidade e a preparar os músculos para o esforço.

Espero que estas informações sejam úteis.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!