Na altura em que chega o Verão muitas revistas de especialidade médica e outras em geral tendem a abordar temas como os cuidados a ter com o sol, o uso de protectores solares, a hidratação da pele, entre outros factores físicos.
Contudo, é relevante dizer que neste tipo de alturas o foco destas revistas de especialidade centra-se muito mais na saúde física das pessoas do que na saúde psicológica.
Interroguemo-nos: não há problemas psicológicos associados ao Verão?
De facto, a resposta é sim, existem problemas psicológicos que podem surgir na altura do Verão.
Por um lado, e primeiro que tudo, o enquadramento financeiro de Portugal no presente momento não é o mais desejável.
O país encontra-se num estado de crise financeira, o que se tem reflectido no aumento do desemprego e numa baixa significativa na qualidade de vida da maioria das pessoas.
Por outro lado, com o Verão vem o calor.
Com o calor as pessoas sentem-se tendencialmente mais cansadas, mais exaustas.
É necessário ter em conta que no Verão as pessoas possuem um ano de trabalho passado, que já por si é exaustivo o suficiente.
Este cansaço associado ao calor cria as condições ideais para o surgimento de problemas psicológicos.
De facto, prova-se que no Verão as depressões podem aumentar significativamente tendo em conta os casos base escritos acima.
Sendo assim, é importante que tenhamos alguns cuidados com a nossa saúde psicológica nesta altura.
Quanto ao problema do calor poder ser depressivo, devemos ao máximo tentar refrescar os ambientes em que nos encontramos, e assim evitar um cansaço derivado do calor.
Quanto ao resto, é sempre bom aproveitar esta altura para por os problemas algo de lado e aproveitar bons momentos de férias em família ou com os amigos.