A osteoporose é considerada um grave problema de saúde pública e uma das mais importantes doenças associadas ao envelhecimento.
Caracteriza-se pela diminuição da densidade óssea, tornando os ossos frágeis e possibilitando a ocorrência de fraturas.
A fratura do fémur é a manifestação clinica mais dramática desta doença.
Cerca de 15% a 20% dos doentes que sofrem este tipo de fratura morrem devido às complicações durante a cirurgia ou mais tarde.
As mulheres na pós-menopausa são o grupo mais afectado pela doença. é fundamental que a doença seja tratada e prevenida precocemente pois a perda de massa óssea vai aumentando sem manifestações até à ocorrência da primeira fratura.
A osteoporose é de facto uma doença séria mas a boa notícia é que pode ser prevenida e tratada.
Causas
Existem diversos factores que induzem a uma diminuição de massa óssea, desencadeando desta forma a osteoporose, são eles:
– Pessoas de raça branca ou asiática têm mais hipóteses de desenvolver a doença
– Casos de osteoporose na família
– Massa muscular pouco desenvolvida
– Estatura baixa
– Baixa ingestão de cálcio ou vitamina D
– Sedentarismo
– Tabagismo
– Alcoolismo
– Consumo excessivo de cafeina
– Pouca exposição solar
– Menopausa precoce sem reposição hormonal
– Primeira menstruação tardia
Sintomas e diagnóstico
A osteoporose é uma doença silenciosa, ou seja, não causa nenhum sintoma e o doente não se apercebe que poderá estar a desenvolver a doença.
O primeiro sinal que o paciente poderá ter sido afetado é a dor provocada pela fratura.
O diagnóstico para identificar osteoporose faz-se com um exame rápido e indolor que consiste na medição da densidade óssea.
História clínica, exames físicos, laboratoriais e radiografias complementam o diagnostico.
Tratamento e prevenção
O tratamento da osteoporose faz-se através de medicação prescrita pelo médico que favorecerá o aumento da formação óssea, diminuindo o desgaste dos ossos.
Durante o processo de tratamento é importante a ingestão de cálcio, estrógeno, vitamina D3, entre outros juntamento com vários estimulantes da formação óssea.
Algumas mudanças no estilo de vida e nos hábitos alimentares ajudam a prevenir o aparecimento da osteoporose.
Praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo e os excessos de café e álcool são medidas necessárias no combate à doença.
O consumo de alimentos ricos em cálcio, como o leite e seus derivados, assim como o exercício físico e a exposição à luz solar, são muito importantes para formar e manter ossos saudáveis, ajudando assim na prevenção da doença.
Alguns cuidados com os doentes da esteoporose devem-se ter em conta, tais como:
– A partir dos 45 anos, as mulheres devem fazer um teste de densitometria óssea e assim que entraram na menopausa devem consultar um médico para começar um tratamento especial.
– O doente deve fazer um exame oftalmológico regular
– Usar sapatos com sola antideslizante
– Evitar pisos muito encerados ou molhados
– Torne a sua casa mais segura, evitando situações que possam induzir a quedas. Por exemplo, obstáculos como móveis, tapetes soltos e pouca iluminação, podem facilitar quedas e, consequentemente, provocar fraturas em pessoas com osteoporose.