As aftas, também conhecidas como úlceras aftosas, são lesões que surgem ao nível das mucosas.
As aftas orais são as mais comuns, e afetam frequentemente muitas pessoas, tornando-se mesmo incomodativas e desagradáveis.
Ainda existe algo por descobrir quanto às aftas, já que não há certezas quanto à sua origem. Porém, uma das possíveis teorias é a de as úlceras aftosas estarem relacionadas com o vírus do herpes humano.
Fatores de risco
Não há fatores de risco específicos. Pensa-se que possa haver uma predisposição genética para o aparecimento de aftas.
Sintomas
Inicialmente o aparecimento de uma úlcera. Esta úlcera pode tornar-se dolorosa com o tempo e poderá mesmo prejudicar o ato de alimentação.
Tratamento
Não existe um tratamento específico.
Contudo, uma higiene oral regular e cuidada poderá ser um passo extremamente importante para tratar as aftas. Em casos mais graves, poderá ser necessário recorrer a medicação.
No fundo, as aftas são um problema de que quase toda a gente já sofreu, mais ou menos vezes.
A origem das aftas e os fatores de risco que lhe estão associados continuam ainda a ser um pouco misteriosos.
Ao longo do tempo foram surgindo muitos mitos e teorias sobre as aftas, tendo alguns mais lógica que outros.
Muitas pessoas acreditam que o aparecimento das aftas poderá estar relacionado com problemas alimentares, como o consumo excessivo de alimentos não saudáveis ou excessivamente gordurosos.
Há quem relate também o aparecimento de aftas derivadas de problemas de intoxicação alimentar, bem como de problemas de fígado.
Todavia, ainda não existem provas concretas de que alguma destas teorias esteja certa.
No entanto, é certo que manter uma boa higiene oral é um primeiro grande passo para evitar as aftas, ou para ajudar a que estas desapareçam mais rapidamente.