Cuidar da Saúde

Espaço dedicado a ajudar as pessoas, com informação e dicas sobre diversas patologias, ajudando a evitar o aparecimento de algumas doenças.

Combater o Colesterol
Doenças e Condições Medicina Preventiva

10 Dicas para Combater o Colesterol

O termo colesterol, uma espécie de gordura do sangue, faz parte do quotidiano da maioria das pessoas e é quase sempre visto como um dos maiores inimigos da nossa saúde.

A verdade é que os níveis elevados de colesterol podem ser a causa de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e tromboses cerebrais (AVC).

Mas é importante saber que o colesterol não é só prejudicial, na verdade tem um papel importante em funções vitais do corpo e é fundamental na produção de hormonas, de vitamina D e dos ácidos biliares.

Basicamente, encontra-se em todas as partes do corpo: cérebro, sistema nervoso, coração, esqueleto, músculos, fígado, intestinos.

Tal como outras gorduras, colesterol não se dissolve no sangue, por essa razão terá de “apanhar boleia” de certas proteínas (as lipoproteínas), afim de viajar por todo o organismo via corrente sanguínea e cumprir as suas funções.

Existem dois tipos de lipoproteínas: as de alta densidade que desviam o colesterol das artérias e enviam-no para o fígado onde é eliminado pelo próprio organismo, este é popularmente chamado de bom colesterol e as lipoproteínas de baixa densidade que entopem as artérias favorecendo o aparecimento de placas de gordura, o que aumenta o risco de problemas de saúde, este é conhecido pelo mau colesterol.

O principal para nos mantermos de boa saúde é baixar os níveis de mau colesterol.

Há vários medicamentos para esse fim, mas optar por um estilo de vida mais saudável é sempre a melhor escolha.

Seguem-se algumas medidas a ter em conta como estratégia de combate aos altos níveis de colesterol:

1. Aumente o consumo de alimentos de origem vegetal, como cereais integrais e vegetais. O rábano, os nabos e os rabanetes, por exemplo, também ajudam o corpo a eliminar gorduras e é fácil adicioná-los a saladas.

2. Substitua algumas gorduras saturadas (toucinho, óleos alimentares hidrogenados, lacticínios gordos e gelados) por gorduras insaturadas (azeite, abacate).

3. Coma mais peixe e aumente o consumo de carnes magra como o frango e o peru.

4. Dê preferência a alimentos que contenham aveia e fibras solúveis, por exemplo, maçãs, ervilhas e feijões são úteis para eliminar o colesterol do organismo através das fezes.

5. Opte pelos alimentos à base de soja. Foi comprovado cientificamente que a proteína da soja diminui o colesterol em 5 a 6%.

6. Evite os enchidos em geral (chouriço, linguiça, salsicha ), carnes vermelhas gordurosas, carne de porco (bacon, torresmos), vísceras (fígado, miolo, miúdos).

7. Troque os alimentos fritos pelos alimentos assados.

8. Substitua os molhos calóricos, como maionese. Dê preferência ao iogurte light, mostarda e sumos de tomate.

9. Escolha um tratamento alternativo: a maneira mais natural de prevenir os níveis de colesterol é através da alimentação, por essa razão a naturopatia e a fitoterapia são as terapias alternativas mais eficazes.

10. Além de melhorar a alimentação, reduzir o excesso de peso, fazer exercício físico regular e não fumar são factores que ajudam a manter o colesterol baixo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!