Conhecida como a doença do século XXI, o stress é um dos problemas mais frequentes e duradouros que atinge diariamente desde desportistas de alta competição até trabalhadores de escritório. Não existe uma definição exacta para o termo stress mas todas as pessoas o conhecem e o interpretam de maneira diferente. É uma resposta do corpo ao esforço físico, psicológico e emocional.
É um mecanismo que mobiliza todas as reservas do nosso organismo, proporcionando as energias extra de que necessitamos para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia.
Mas é a capacidade do indivíduo reagir a certas situações que faz com que o stress seja algo positivo (um estímulo que incita o indivíduo a superar os obstáculos de forma positiva) ou negativo (quando diante de um obstáculo, o seu organismo bloqueia ao sentir-se ameaçado). O stress frequente, se não for tratado, pode trazer problemas graves de saúde.
Por isso, é importante conhecer o processo do stress para compreender a sua origem e como combate-lo. Primeiramente, é necessita ponderar sobre diversos aspectos e acontecimentos da sua vida, desde as obrigações no trabalho, preocupações com a carreira às relações interpessoais, família, saúde, casa, finanças, vida sexual, mudanças drásticas no quotidiano, atitude negativa, etc e tente identificar as situações que normalmente lhe causam ansiedade.
Depois, pense no que pode fazer para reduzir essas causas geradoras de stress. Sobre as positivas de gestão do stress, falaremos mais à frente.
Quais são os Sintomas e Consequências do Stress?
As respostas possíveis do organismo ou as nossas reações perante o stress podem classificar-se em diferentes níveis:
– Doenças cardiovasculares, doenças psicossomáticas, como as dores de cabeça ou dores nas costas, a prisão de ventre ou diarreia, as taquicardias, dores abdominias, problemas respiratórios, enjoos, ganho ou perda de peso.
– Disfunções do sistema endócrino e hormonal.
– Abuso de substâncias: álcool, fumar mais ou tomar medicamentos ou estupefacientes.
– Irritabilidade, nervosismo, alterações de humor inesperadas, ansiedade e insatisfação pessoal, agressividade, abatimento e falta de incentivo.
– Cansaço físico, fadiga permanente, dificuldade na conciliação do sono, esgotamento.
Todos estes fatores são considerados sintomas de stress, no entanto consulte o seu médico para verificar se não correspondem a nenhuma doença orgânica.
Como Prevenir e Combater o Stress?
Depois de identificar os agentes causadores do stress é importante achar maneiras positivas de controlá-lo e que ajudá-lo-ão a ter uma vida mais equilibrada e feliz. Algumas recomendações podem incluir:
– Não se deve ir além do limite da sua energia física e psíquica, nem acumular energias sem as gastar.
– Administre melhor o seu tempo e dedique mais tempo a si mesmo. Fale sobre os seus problemas com um amigo ou psicólogo. Designe objectivos mais importantes para si. Também poderá ajudar a aliviar a cabeça ver-se livre de coisas das quais já não necessite. Não se culpe se as coisas nem sempre correm bem.
-Exercício físico consistente progressivo e regular, yoga, meditação, massagens, escutar música, ou iniciar uma terapia (como por exemplo reflexologia), também ajudam a aliviar o stress.