Por esta altura, decerto já ouviu falar sobre celulite ou tem mesmo sintomas ligados a este problema, contudo, será que está devidamente identificado com o mesmo e sabe não só o que é a celulite, mas também quais são as principais causas subjacentes ao aparecimento desta condição que afeta a pele?
Na verdade, muitas pessoas não sabem bem o que é a celulite nem conhecem as razões que levaram ao seu aparecimento, o que dificulta, em muitos casos, o seu tratamento, uma vez que trata-se de uma patologia que, apesar de natural, tem tratamento.
O que é a celulite
A celulite é um problema que afeta uma grande percentagem de mulheres, mas não é mais do que gordura normal sob a pele. A gordura tem uma forma distinta e empurra o tecido conectivo, causando o franzimento da pele acima deste tecido. A celulite não é prejudicial, contudo, muitas pessoas, desejariam eliminar a mesma, devido a fatores estéticos, pois provoca uma aparência na pele tipo casca de laranja, que é de todo evitável.
Quais as causas da celulite
Ter celulite não significa que você é obeso, pois mesmo pessoas magras podem ter este problema. Contudo, se você tem peso a mais, perder peso pode reduzir substancialmente a celulite. A celulite é mais comum nas mulheres do que nos homens. Se outras mulheres na sua família têm celulite, existe uma boa probabilidade de você também ter. Outros factores que influenciam a dimensão da celulite que você tem e a visibilidade da mesma incluem:
- Dieta pobre
- Metabolismo lento
- Falta de actividade física
- Mudanças hormonais
- Desidratação
- Quantidade de gordura corporal
- Espessura e cor da sua pele
A celulite tende a ser menos notória em pele mais escura. Se você tem a pele clara e pretende estar em fato de banho ou calções curtos, a aplicação de um autobronzeador pode fazer as saliências e ondulações nas coxas menos perceptíveis.
Independentemente do que é a celulite e das suas causas, para debelar o problema, existem tratamentos específicos para o efeito que pode aplicar em causa, mas, em caso de dúvidas, deverá sempre consultar um dermatologista para que este lhe possa aconselhar adequadamente.