Cuidar da Saúde

Espaço dedicado a ajudar as pessoas, com informação e dicas sobre diversas patologias, ajudando a evitar o aparecimento de algumas doenças.

bipolaridade de humor
Doenças e Condições

Bipolaridade de Humor

Hoje em dia principalmente, com o evoluir das sociedades e dos preconceitos que se foram gerando, é frequente falar-se em pessoas bipolares. No entanto, em muitos casos as pessoas não têm bem a noção do que é a bipolaridade de humor, quando estamos perante esta situação, e quais são as suas causas.

Genericamente, a bipolaridade de humor caracteriza-se por um transtorno em que os indivíduos apresentam oscilações de humor ou mudanças cíclicas do mesmo. Estas alterações de humor podem ser mais ligeiras, afetando estados como a alegria ou tristeza, podendo ir até mudanças mais graves, como por exemplo estados de depressão, mania, hipomania ou outros.

Quais as suas causas?

A causa que leva ao aparecimento do transtorno bipolar de humor não é totalmente conhecida. Sabe-se que existem vários fatores que podem propiciar este problema, como fatores biológicos, sociais ou culturais. No entanto, não possui um surgimento proveniente de uma só causa ou contexto.

Esta doença pode começar a manifestar-se a partir da infância ou mais tarde, com sinais como grande irritabilidade, impulsividade e problemas afetivos diversos. Cerca de um terço dos indivíduos bipolares começa a manifestar este problema durante a sua juventude, e dois terços até aos 20 anos de idade. Raramente este problema aparece após os 50 anos, e quando tal acontece nesta idade podem existir outras causas por trás do seu aparecimento.

O diagnóstico deste transtorno deve ser realizado por um médico especialista em psiquiatria, e é feito através dos sintomas. Não existem exames específicos nem técnicas que permitam cientificamente provocar a bipolaridade, mas apenas técnicas baseadas nos sintomas apresentados.

Relativamente a tratamento, este pode ser feito através de medicamentos que funcionarão como estabilizadores de humor. Por outro lado, um acompanhamento psicológico ou psiquiátrico periódico poderá também levar a melhorias significativas e pelo menos a que exista uma atenuação significativa do problema da bipolaridade.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!