Como todos nós sabemos a nossa pele encontra-se diariamente sujeita a todos os tipos de agressões. Também é do conhecimento geral que existem muitas patologias associadas aos maus tratos infligidos a este tão importante órgão (o maior órgão do corpo humano) e que cabe a cada um de nós protege-lo para que não venha a sofrer de tamanhos males.
Na verdade, é no verão que essas mesmas agressões aumentam, quer na quantidade quer na intensidade, uma vez que com temperaturas mais altas as pessoas procuram mais momentos de lazer. Os locais eleitos para os mesmos são na maioria dos casos a praia e/ou o campo. O grande problema é quando esses momentos passam a horas implicando assim longas horas de exposição ao sol cujos raios podem ser altamente maléficos para a saúde da sua pele.
Enquanto os raios infravermelhos do sol têm poder calorifico aumentando a temperatura da pele quando esta se encontra exposta, são os raios ultravioleta que podem prejudicar a pele provocando-lhe queimaduras e a longo prazo os tão temidos tumores da pele que podem ser classificados em benignos mas, também em malignos.
De forma a evitar os efeitos negativos do sol sobre a pele e também para mantê-la com aspeto saudável todos nós devemos tomar consciência da importância de alguns cuidados. Assim, evite a exposição solar prolongada essencialmente nas horas de calor mais intenso e nunca se esqueça que meia hora antes da pretendida exposição deve fazer uma aplicação de protetor solar. Se for apenas passear faça uma aplicação do citado produto nas zonas do corpo mais expostas como é o caso do rosto, braços, mãos e pés. Por fim lembre-se que deve escolher o protetor que mais se adequa ao seu tipo de pele.
A alimentação deve ser equilibrada durante todo o ano, mas no verão este cuidado deve estar mais presente. Graças à variedade de legumes e frutas que hoje facilmente são encontrados é fácil de manter esta prática, por isso nunca se esqueça que na sua alimentação é essencial e imprescindível que estejam incluídos alimentos que tenham na sua composição a vitamina A.
Quando tomar banho no mar retire sempre o excesso de sal. Para isso tome um banho, mas nunca use água muito quente. Quando for à piscina retire o excesso de cloro tendo o mesmo cuidado com a temperatura da água. Após este banho faça uma aplicação generosa de hidratante em todo o corpo, hidratando assim a sua pele.