O Verão é tipicamente a época do ano mais dedicada a férias e ao turismo e muitas pessoas aproveitam esta altura do ano para fugir um pouco da sua rotina diária, viajar com a família até aos locais onde se encontram as melhores praias e, consequentemente mais propicias a acidentes.
Esta altura do ano associa-se ao calor e à necessidade de as pessoas se refrescarem. Daí surgem as conversas sobre as piscinas, as praias, os rios, e todos os locais do género onde se possa conviver na presença de um meio aquático convidativo.
Sendo esta uma época de divertimento e lazer, os cuidados a ter com aquilo que se faz devem ser sempre redobrados.
Quando lidamos com água, seja em que contexto for, é necessário que tenhamos em conta que certas brincadeiras na água podem acarretar riscos significativos.
Esses riscos são principalmente elevados nas crianças mais jovens, já que possuem menos experiência e menos consciência do que estão a fazer.
Outra questão que já vem sendo antiga é a questão da digestão. Diz-se que durante o período da digestão as pessoas não devem ir à água nas piscinas e praias.
De facto, este dizer tem fundamento. Pois, ir à água com uma temperatura mais fria poderá influenciar a nossa temperatura interna.
Sendo que em cada etapa da digestão esta só se faz em determinados intervalos de temperatura, a variação da temperatura corporal interna poderá induzir a interrupção da digestão.
É natural que esta interrupção possa ser grave. Sendo assim, evite ir à água enquanto ainda está a fazer a digestão, principalmente se a sua refeição foi alguma comida pesada.
No final de contas, o objectivo é passar um Verão com muito divertimento, sem acidentes e boa companhia, mas sempre sem por em causa a saúde e a vida, evitando comportamentos de risco em qualquer situação.