Durante muitos anos, talvez pelas más condições de vida existentes, os banhos regulares eram evitados e tinham dias da semana marcados. Depois foram aconselhados os banhos diários pois acreditava-se que só assim era possível ter uma pele limpa e principalmente saudável. Mas os tempos mudam e as teorias também e hoje acredita-se que se os banhos forem muito frequentes pode haver a destruição de elementos da pele que lhe são essenciais. Esta é a razão por que hoje não se aconselham os banhos diários, mas sim eficazes, principalmente aos recém nascidos e aos idosos.
A pele do nosso corpo é de extrema importância e a sua saúde merece uma especial atenção. A pele baseia-se num tecido que reveste a totalidade do corpo e tem a grande e nobre missão de proteger o corpo dos agentes nocivos que tenham a capacidade de lhe impor danos mais ao menos graves. Este tecido encontra-se diariamente sujeito a agressões externas como os microorganismos, algumas substâncias químicas, os raios solares entre outras e é necessário que se apresente saudável para resistir a todas elas. Para que se possa manter a sua saúde é imprescindível que esta se mantenha limpa sendo por isso necessário que a sua higiene se proceda com alguns cuidados.
Cuidados a Ter na Higiene da Sua Pele
Com estes cuidados, você conseguirá manter a sua pele limpa e saudável:
- A limpeza da pele tem que ser feita com água abundante uma vez que é esta que vai ajudar a arrastar a sujidade e as impurezas que a podem prejudicar. Esta água deve estar a temperaturas não muito altas nem muito baixas para que não provoque vasodilatação nem vasoconstrição que podem ser nocivas.
- Durante o banho, o uso de sabão é imperativo e este deve ser hidratante e ter um pH aproximado ao da sua pele para que não a desidrate. Uma pele desidratada está mais sujeita a lesões provenientes das agressões citadas anteriormente. É o sabão usado que tem como função a eliminação da gordura e das impurezas que podem ser encontradas alojadas na pele.
- Mas usar apenas o sabão só não chega, use também uma esponja para que a sujidade seja retirada com maior facilidade assim como as células mortas. Esta vai também estimular a circulação assim como ajudar a fazer uma massagem aos tecidos cutâneos ajudando na renovação das células. Mas, atenção, que esta deve ser mole para não causar lesões à mesma.