Todos sabemos que o Verão é uma época do ano que só por si acarreta um conjunto de ideias positivas, de actividades positivas, e também é conhecida por ser uma época de boa saúde.
Contudo, será sempre assim?
Em primeiro lugar temos todos os famosos problemas de pele que podem surgir derivados da exposição solar, e que são já conhecidos e amplamente abordados no contexto da utilização de protectores solares e de cremes hidratantes.
No entanto, este problema de saúde não é o único que está associado à época de Verão e existem outros problemas que podem aparecer nesta altura do ano de uma forma significativa.
Veja-se quais são na lista seguinte:
- Desidratação – este é um dos principais problemas das estações mais quentes do ano, já que muitas pessoas não ingerem quantidades de líquidos adequadas, e acabam por ficar com problemas de desidratação do corpo e que se reflectem de muitas formas visíveis;
- Insolação – a insolação deriva da excessiva exposição ao sol, e é vulgarmente conhecida como a “queimadura” na pele depois da ida à piscina e à praia. Pode ser grave e por isso deve ter-se cuidado com exposição excessiva;
- Intoxicação alimentar – nesta altura do ano é mais frequente se ouvir falar em problemas relacionados com a alimentação, já que a temperatura em conjunto com más condições de acondicionamento pode fazer com que os alimentos se estraguem;
- Micoses – devido à humidade do corpo no Verão, depois de uma ida à água da praia, é comum o aparecimento de micoses. A humidade do corpo favorece a criação e o desenvolvimento de fungos, e daí o surgimento das micoses nesta altura do ano.
Sendo assim, o Verão não é só positivo. Contudo, se os vários problemas aqui relatados puderem ser prevenidos certamente terá um Verão muito melhor.