Cuidar da Saúde

Espaço dedicado a ajudar as pessoas, com informação e dicas sobre diversas patologias, ajudando a evitar o aparecimento de algumas doenças.

hipersensibilidade dentária
Medicina Preventiva

A hipersensibilidade dentária

A hipersensibilidade dentária é um problema dentário que afeta um número significativo de pessoas.

Este problema relaciona-se com a saúde oral.

Este problema centra-se, como o nome sugere, numa sensibilidade excessiva dos dentes a temperaturas quentes e frias. O que acontece é que ao serem ingeridos alimentos ou bebidas com temperaturas muito baixas ou muito elevadas, esta ingestão provoca uma dor nos dentes, que geralmente dura alguns segundos.

Esta dor pode também ser provocada durante a lavagem dos dentes, ou no geral quando é exercida alguma pressão nos dentes.

A perda de esmalte ou a recessão gengival são duas das possíveis causas que poderão levar ao aparecimento de sintomas de hipersensibilidade dentária. Tal acontece porque a dentina fica desprotegida, e é devido a esse acontecimento que a sensibilidade de faz notar mais.

Esta patologia não é considerada como sendo uma patologia grave, contudo afeta uma percentagem significativa da população. Não sendo grave, é contudo uma patologia que causa um desconforto significativo, e que se torna realmente incómoda.

Existem vários níveis de hipersensibilidade dentária, podendo esta ser mais ligeira ou mais intensa.

Este problema, felizmente, poderá ser prevenido e tratado.

A prevenção baseia-se muito numa saúde oral cuidada, e em consultas num médico dentista feitas periodicamente. Este tipo de consultas poderá ser extremamente importante para que os especialistas possam verificar o estado dos nossos dentes e efetuar tratamentos sempre que seja necessário.

Quanto ao tratamento, este pode passar por uma dessensibilização do nervo responsável pela sensibilidade. Para além desta opção, a utilização de dentífricos adequados poderá representar-se como muito importante.

No entanto, é importante que o tratamento seja sempre acordado entre o paciente e um especialista, pois cada pessoa poderá ter um nível de hipersensibilidade diferente, e consequentemente a necessidade de um tratamento também diferente.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!