Cuidar da Saúde

Espaço dedicado a ajudar as pessoas, com informação e dicas sobre diversas patologias, ajudando a evitar o aparecimento de algumas doenças.

Herpes Labial
Medicina Preventiva

Dicas para Controlar a Herpes Labial

Herpes labial é, como o nome indica, uma infecção nos lábios, na boca ou nas gengivas causada pelo vírus herpes simples (HSV-1). É uma infecção viral e contagiosa quando os sintomas estão presentes.

Geralmente, o contacto com o vírus ocorre na infância, sendo que os primeiros sintomas só aparecem na fase da adolescência, isto é, o vírus permanece adormecido no tecido nervoso do rosto até que venha a ser reactivado.

Essa reactivação pode ocorrer devido a vários factores, tais como: exposição à luz solar intensa, consumo de cafeína e álcool, fadiga física e mental, stress emocional, febre ou outras infecções que diminuam a resistência do sistema imunológico.

Algumas pessoas têm maior probabilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras pessoas, mesmo em contacto com o vírus, nunca apresentam a doença, pois o seu sistema imunológico não permite o seu desenvolvimento.

O vírus propaga-se a partir do toque, mas beijar uma pessoa com sintomas activos é a forma mais comum de contrair o vírus.

Também é possível apanhar herpes labial através do sexo oral.

Primeiros sinais de contágio

Sabemos que fomos contagiados quando, à volta da nossa boca aparece uma sensação de ardor, formigueiro ou comichão.

Um ou dois dias depois, começam a aparecer os primeiros sinais de herpes labial, tais como: lesões na pele ou erupções nos lábios; na boca e na gengiva; bolhas que se formam, se rompem e libertam fluidos.

Após alguns dias, estas tendem a fundir-se e a formar uma crosta amarela que acaba por cair e revelar uma pele rosada em cicatrização.

As primeiras vezes que aparece o surto serão mais duradouras (2 a 3 semanas) dolorosas e desconfortáveis mas, eventualmente, estes tendem a diminuir de frequência e intensidade com o tempo e tratamento adequado.

Como a herpes labial deve ser tratada:

Más notícias: não existe cura para o vírus do herpes. Mas nem tudo está perdido, existem tratamentos disponíveis que podem ajudar a aliviar a fase activa do vírus e a diminuir o tempo de recuperação.

Os tratamento devem ser orientados pelo seu médico dermatologista.

É ele quem deve indicar e prescrever os medicamentos mais indicados para o seu caso.

Quando sentir os primeiros sintomas, pode e deve usar remédios com orientação médica ou fazer uma consulta o mais breve possível.

Cuidados que o pessoa infectada deve ter:

A herpes labial é contagiosa. Lave sempre as mãos depois de tocar nas feridas; 

Lave as bolhas com cuidado com sabão e água para evitar que outras áreas da pele sejam contaminadas pelo vírus;

– Aplicar gelo ou calor na área pode reduzir a dor;

Evite rebentar as bolhas e arrancar a crosta da ferida;

– Evite tocar seus olhos; 

Evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças.

As dicas para evitar futuras erupções incluem aplicar protector solar ou protector labial com óxido de zinco quando estiver em áreas abertas, para evitar que os lábios fiquem muito secos também pode ajudar.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

error: Content is protected !!