Comemora-se a 18 de Fevereiro, estima-se que em Portugal existam cerca de 40.000 portadores sendo mais comum em rapazes do que raparigas.
O que é o Síndrome de Asperger?
É uma perturbação neurocomportamental de base genética e, pode definir-se como uma perturbação do desenvolvimento que afeta as capacidades de comunicação e relacionamento.
Faz parte do grupo de doenças dentro do espetro do autismo, que abrange problemas na comunicação e relacionamento social. No entanto, é bastante mais comum do que o autismo clássico, afeta 20 a 25 crianças por cada 10.000 enquanto o autismo afeta cerca de 4 em cada 10.000 crianças.
Quais as Principais Características desta Síndrome?
As causas desta doença não são conhecidas. Todavia, admite-se que possa ter uma componente genética, na medida em que parece existir alguma associação com alterações na estrutura cerebral.
Entre as características mais comuns, destacam-se:
Como se diagnostica?
Tendo em conta que os sintomas podem variar bastante, o seu diagnóstico é difícil.
Deve ser realizada por uma avaliação clínica e psicológica por médicos especializados e, aplicados diversos testes para avaliar diversas capacidades.
O seu diagnóstico determina o preenchimento dos critérios internacionalmente definidos para esta síndrome, nomeadamente:
- ausência de atraso na linguagem
- ausência de contacto visual
- postura corporal invulgar
- dificuldade em fazer amigos
- preocupação com um assunto
- desinteresse em jogos interativos
- atitude inflexível face à mudança
Como tratar este síndrome?
Este síndrome não tem cura, apenas se podem minimizar os seus efeitos. Para tal uma o apoio, carinho e compreensão dos familiares e uma intervenção especializada orientada para os aspetos comportamentais e para a melhoria das competências sociais é benéfica para os seus portadores.